IBGE: mais de 5 milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro

A maior parte das moradias está Norte e Nordeste

Por Da Redação
Ás

IBGE: mais de 5 milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Cerca de 5,7 milhões de brasileiros não têm acesso a um banheiro exclusivo ou utilizam um buraco para fazer as necessidades, segundo estudo divulgado na quarta-feira (25), pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O número corresponde a 2,8% da população.

Ainda segundo estudo, 96,8% da população reside em domicílio que tem banheiro para uso exclusivo e outros 0,4% compartilham o local com um ou mais lares. Quase todas as moradias que não contam com o cômodo estão situadas nas regiões Norte e Nordeste.

Além da falta de banheiro, a Pesquisa de Orçamentos Familiares indica que quase 23,5% das pessoas no Brasil não vivem em uma moradia plenamente adequada. Do total, a área urbana reúne 15,7% da população nessas condições, enquanto 7,8% estão na área rural.

O estudo também revelou que 91,4% das pessoas no Brasil residem em domicílios com paredes externas com material predominante de alvenaria, taipa com revestimento ou madeira apropriada para construção. Os lares com piso predominante de cerâmica, lajota ou pedra, ou madeira apropriada abrigam 82,6% dos residentes no Brasil.

Porém, as pessoas com telhado de laje de concreto ou madeira apropriada, que dão mais segurança ao domicílio, é de apenas 30,6% da população brasileira, sendo 29,3% na área urbana e somente 1,2% na área rural. O Norte (84,6%) e o Nordeste (83,5%) abrigam as regiões onde o telhado predominante para a maioria da população é a telha sem laje de concreto ou somente com a laje.  A região Sudeste responde pela maior proporção de pessoas vivendo em domicílios com a melhor condição de cobertura (48,8%).

O levantamento também apurou a opinião da pessoa de referência da família em relação à situação de risco do domicílio a partir de cinco aspectos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário