IBGE: pandemia provocou impacto negativo em 37,5% das empresas em julho
O setor de serviços foi o mais afetado, com 42,9%

Foto: Agência Brasil
Segundo dados divulgados nesta quarta (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a crise gerada pela pandemia da covid-19 provocou um impacto negativo em 37,5% das três milhões de empresas não financeiras registradas no país. As informações são referentes a segunda quinzena de julho em relação à primeira quinzena.
O levantamento também revela que dentro do mesmo período, 36,3% das empresas sentiram um impacto menor ou inexistente. Já as que tiveram efeito positivo foram 26,1%. De acordo com os dados, as empresas que sentiram os maiores impactos negativos foram as empresas consideradas de grande porte, com mais 500 funcionários (37,8%), valor próximo as empresas de pequeno porte, com até 49 funcionários, que fechou com 37,6%.
Já os setores que mais sentiram a crise foram: serviços, com (42,9%), especificamente o segmento de Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (53,8%). Já no setor do comércio, 36,5% das empresas revelaram que tiveram efeitos pequenos ou inexistentes, e na construção, 55,4%. Na indústria, 35,8% tiveram impacto pequeno ou inexistente, enquanto em 33,6% houve efeito positivo e para 30,6%, negativo.