IBGE promove ação do Dia Nacional de Mobilização pelo Censo 2022 na capital baiana
Iniciativa pode ser visitada no Parque da Cidade Joventino Silva

Foto: Divulgação/IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza neste sábado (8), no Parque da Cidade Joventino Silva, em Salvador, uma ação do Dia Nacional de Mobilização pelo Censo de 2022. A iniciativa, que acontece das 9h às 13h, tem o objetivo de sensibilizar a população a receber bem os recenseadores em suas casas durante a coleta de dados.
Na ocasião, haverá um painel onde os frequentadores do parque poderão tirar fotos como se fossem os mascotes do Censo, Maria e João. Além disso, balões e folhetos serão distribuídos. Estarão no Parque da Cidade o superintendente do IBGE na Bahia, André Urpia, o coordenador operacional do Censo no estado, Francisco Brito, e a coordenadora de divulgação, Mariana Viveiros.
Balanço
De acordo com o IBGE, em dois meses de trabalho, os recenseadores já visitou oito em cada 10 domicílios na Bahia (83,1% ou 4,4 milhões de residências) e recenseou 8,5 milhões de pessoas, o que representa 57,2% do total estimado para o estado (14.873.064 pessoas).
Entretanto, em Salvador, o ritmo do trabalho está um pouco menor e menos da metade da população estimada já foi recenseada: 41,2% da população estimada (1.182.077 de 2.872.347 pessoas). É esperado que cidades maiores tenham um andamento um pouco mais lento da coleta porque é nelas que o Censo encontra seus maiores desafios. Por isso, a coleta de informações do Censo 2022 foi prorrogada e só deverá terminar no início de dezembro. Inicialmente, a previsão era finalizar esse trabalho no dia 31 de outubro.


