Ibovespa: alta na bolsa brasileira reflete confiança do mercado em negociações entre Lula e Trump
Alta nos preços de produtos pressiona cenário econômico americano

Foto: Reprodução/ Casa Branca
O encontro entre o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT), e Donald Trump, na Malásia, foi recebido com otimismo em setores estratégicos do mercado financeiro e doméstico, segundo o analista de Economia da CNN Money Gilvan Bueno.
Segundo Bueno, a balança comercial entre os dois países é um ponto para atenção. Após a China reduzir o consumo de produtos americanos, como a soja, o Brasil passa a ter um papel relevante no abastecimento americano. A mudança na postura se dá pelo aumento significativo nos preços dos produtos, como o café, por exemplo, que subiu cerca de 20%.
"É muito positivo do ponto de vista de criar aqui uma geração de valor, de trazer uma estabilidade. Nós vamos lembrar que os Estados Unidos são a maior economia do mundo", disse o analista.
O Ibovespa iniciou as negociações em alta nesta segunda. A alta é reflexo da confiança dos investidores no fortalecimento das negociações entre as duas maiores economias das Américas. A cooperação entre Brasil e Estados Unidos também pode se estender para áreas estratégicas como tecnologia, incluindo data centers, inteligência artificial e intercâmbio de conhecimento entre engenheiros. Essa parceria tem potencial para gerar valor e trazer maior estabilidade para ambas as economias.


