Ibovespa registra mais de 1% com commodities; dólar recua em feriado nos EUA
Investidores estão preocupados com fornecimento de gás natural da Rússia para a Europa

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Por volta das 10h15 desta segunda-feira (5), o Ibovespa subia 1,39%, cotado aos 112.406 pontos, impulsionado pelo desempenho positivo de ações ligadas a commodities, que refletem a alta nos preços do minério de ferro e do petróleo, com preocupações sobre um descompasso entre oferta e demanda.
No mesmo horário, o dólar caía 0,13%, a R$ 5,177, refletindo um dia com baixa liquidez devido ao feriado nos Estados Unidos, com o Brasil ainda beneficiado por um fluxo de entrada de capitais apoiado em um quadro doméstico mais positivo e um momento ainda favorável para exportadores de commodities.
A maior preocupação dos investidores nesta sessão é o fornecimento de gás natural da Rússia para a Europa. A União Europeia acusa o governo russo de bloquear intencionalmente o envio do produto, o que pode gerar uma forte crise econômica na região, com risco de recessão.
O Banco Central realizará neste pregão leilão de até 15 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 3 de outubro de 2022.