Ibovespa sofre queda de mais de 26% em 2020
Situação frustra expectativa de investidores

Foto: Reprodução / Agência Brasil
Os recentes resultados negativos do Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, frustraram as expectativas dos investidores de comemorar o salto do índice aos 150 mil pontos até o final de 2020, como previam alguns analistas do mercado financeiro.
Desde o primeiro pregão do ano, o Ibovespa acumula perda de 26,3%. Somente na última quarta-feira (11), o índice amargou uma queda de 7,64%. Na sessão, o mercado acionário sofreu sua segunda paralisação de 30 minutos em três dias, depois de despencar mais de 10% durante a tarde.
Apesar de ainda não ter revisado as projeções, o assessor de investimentos em renda variável na Messem Investimentos, Álvaro Villa, também descarta a manutenção das expectativas do início do ano.
Balistiero explica também que o otimismo inicial do mercado financeiro no ano estava relacionado às projeções para o crescimento econômico de 2020. "O PIB [Produto Interno Bruto] para este ano já podemos dar como perdido", destaca ele ao citar a revisão do governo que reduziu de 2,4% para 2,1% a expectativa de crescimento da economia brasileira em 2020.