Idec pede que ANS inclua teste da varíola dos macacos no rol de procedimentos
Em documento, instituição alerta para erros cometidos pela agência durante a pandemia

Foto: Reprodução/Fiocruz
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou, na última semana, um ofício à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) cobrando urgência na inclusão de eventual tratamento e de testes diagnósticos da varíola dos macacos no Rol de procedimentos. No documento, a instituição pede que a agência não repita as “falhas” cometidas durante a pandemia.
“A pandemia do coronavírus mostrou como a ação coordenada e unificada de órgãos públicos é fundamental para combater o avanço de uma emergência sanitária. A dificuldade de acesso a testes diagnósticos para a Covid-19 foi uma das maiores reclamações de consumidores de planos de saúde, enquanto novos exames foram sendo desenvolvidos para detecção do vírus”, apontou Marina Paullelli, advogada do Programa de Saúde do Idec. “Por isso, é imprescindível que, agora, os usuários não tenham a mesma dificuldade e não tenham que pagar pelos procedimentos do seu próprio bolso”, completou.
Ao lado dos laboratórios de referência nacional e centrais de saúde pública, os testes disponíveis para mercado, neste momento, são os chamados testes in house, elaborados com materiais validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Idec entende que é questão de tempo até que essas tecnologias sejam aprovadas e alerta para a necessidade da ANS agir com rapidez, incluindo os exames no rol de procedimentos.