Importância do mercado externo para a indústria brasileira cresce em 2022
Coeficiente de exportação registrou 20,3%, superando os 18,6% de 2021
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O estudo Coeficientes de Abertura Comercial (CAC), divulgado anualmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que a importância do mercado internacional para a indústria de transformação brasileira cresceu em 2022. O coeficiente de exportação, que indica a proporção da produção destinada ao mercado externo, registrou um aumento de quase dois pontos percentuais (p.p.), alcançando 20,3%, superando os 18,6% de 2021.
O estudo avalia o nível de integração da indústria brasileira com o comércio internacional utilizando quatro coeficientes, sendo dois relacionados às exportações e dois que medem a participação das importações no mercado brasileiro.
“Os resultados dessa edição dos Coeficientes de Abertura Comercial reforçam a relevância das exportações e do comércio internacional como um todo para o aumento da competitividade da indústria brasileira e para a retomada do crescimento econômico do país”, disse da CNI, Constanza Negri.
Mesmo em um cenário internacional de recuperação, a maior parte dos setores da indústria aumentou a participação das exportações na produção interna. Destaque do coeficiente de exportação, o setor de celulose e papel registrou um dos maiores crescimentos no indicador.
A produção voltada para o mercado externo aumentou em 6,5 p.p, de 37,9% em 2021 para 44,3% em 2022, alcançando o valor mais alto registrado na série em preços constantes. Outros setores também registraram altas mais expressivas entre 2021 e 2022: fumo (10,2 p.p.); madeira (3,2 p.p.); veículos automotores (2,7 p.p.); e alimentos (2,7 p.p.).