Imunizante Covaxin é 80,6% eficaz contra a Covid-19, aponta pesquisa
A vacina ainda não teve o uso autorizado pela Anvisa

Foto: Reprodução/Instagram/Bharat Biotech
De acordo com dados preliminares de um estudo clínico de fase 3, divulgado nesta quarta-feira (3), a Covaxin, vacina contra Covid-19 da empresa indiana Bharat Biotech, é 80,6% eficaz na prevenção de casos sintomáticos da doença. O estudo foi realizado pelo órgão de pesquisa médica do governo da Índia e envolveu 25.800 voluntários, sendo 2.433 participantes com mais de 60 anos e 4.500 portadores de comorbidades. Desse total, foram registrados 43 casos de Covid.
O imunizante Covaxin é baseado em vírus inativados. Essa técnica utiliza vírus que foram expostos em laboratório a calor e a produtos químicos para não serem capazes de se reproduzir. A vacina é administrada em duas doses.
Para encontrar a taxa de eficácia de 80,6%, a análise dos dados preliminares considerou que, dos 43 casos de infecção ocorridos em todo o grupo, 36 foram em voluntários que receberam o placebo e 7 casos entre os que receberam a Covaxin.
A análise preliminar também mostrou que efeitos adversos graves e que precisaram de atendimento médico foram em níveis baixos e ficaram equilibrados entre os grupos vacina e placebo.
Em 25 de fevereiro, o Ministério da Saúde informou ter assinado um acordo para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin. A vacina ainda não teve o uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


