Indicador de Incerteza da Economia recua 6,4 pontos em abril, diz FGV

Resultado é o menor visto desde janeiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Indicador de Incerteza da Economia recua 6,4 pontos em abril, diz FGV

Foto: Marcello Casaj Jr/Agência Brasil

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) registrou recuo de 6,4 pontos em abril para 114,9 pontos. Esse é o menor nível desde janeiro de 2020, quando 112,9 pontos foram contabilizados. O índice foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

De acordo com a economista do Ibre/FGV, Anna Carolina Gouveia, o resultado foi influenciado pela sensação de que a pandemia está sob controle e pela visão menos pessimista em relação ao impacto potencial de curto prazo do conflito entre Rússia e Ucrânia no país.

O componente de mídia caiu 8,3 pontos, para 113,6 pontos, menor nível desde fevereiro de 2020 (113 pts). A queda deste componente contribui negativamente em 7,2 pontos para o índice agregado. 

“Já o componente de expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, subiu 3,8 pontos, para 114 pontos, contribuindo positivamente em 0,8 ponto para a evolução na margem do IIE-Br”, informou a FGV.

“A tendência do IIE-Br para os próximos meses dependerá da continuidade da sensação de retorno à normalidade pré-pandemia e dos desdobramentos das tensões geopolíticas. Seguirão também no radar nos próximos meses fatores como a inflação e as eleições presidenciais”, afirmou Anna Carolina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário