Indicadores da criminalidade apresentam queda no Brasil em 2023, aponta Sinesp
Homicídios, latrocínios e roubos tiveram diminuição significativa de janeiro a outubro

Foto: Agência Brasil
Dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-VDE) revelaram uma marcante diminuição nos indicadores de criminalidade nos primeiros dez meses deste ano. O relatório abrange diversos estados brasileiros e traz números encorajadores que apontam para um ambiente mais seguro.
De acordo com as estatísticas compiladas de janeiro a outubro, os índices de homicídios apresentaram uma redução notável, atingindo uma queda de 3,26%. O latrocínio, crime que envolve roubo seguido de morte, registrou uma diminuição ainda mais expressiva, com uma queda de 20,73%.
Outros indicadores que chamam a atenção são os relacionados à violência de gênero. O feminicídio, que representa homicídios decorrentes de questões de gênero, apresentou uma redução de 2,44%, sinalizando um avanço na proteção das mulheres.
A segurança no trânsito também teve melhorias significativas, com uma diminuição de 6,78% nos casos de roubo de veículos. Além disso, o roubo de cargas, uma preocupação constante no cenário nacional, teve uma queda notável de 8,89%.