Índice de confiança do consumidor tem aumento em fevereiro

Resultado ocorre após quatro meses seguidos de baixa

[Índice de confiança do consumidor tem aumento em fevereiro]

FOTO: Reprodução/FGV

A confiança dos consumidores brasileiros aumentou para 78 pontos em fevereiro, após quatro meses de quedas consecutivas, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (24), pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, houve melhora tanto da percepção dos consumidores em relação ao momento presente quanto das expectativas para os próximos meses. 

Ambos, porém, se mantém em patamar desfavorável e em nível inferior ao observado em dezembro. Enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 1,4 ponto, para 69,5 pontos, o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,7 pontos, para 84,8 pontos.  

A coordenadora das sondagens da FGV, Viviane Seda Bittencourt, avalia que o início da campanha de imunização contra a covid-19 no Brasil e a possibilidade de reedição do auxílio emergencial parecem ter reduzido o desânimo do consumidor em fevereiro. 

"Os níveis de confiança, no entanto, continuam baixos e a sustentação de uma tendência de alta dependerá de fatores como a velocidade da vacinação, da evolução dos números da pandemia no Brasil e, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho, algo difícil no primeiro semestre de 2021, considerando-se a grande dificuldade que será novamente enfrentada pelas empresas do setor de serviços, segmento que mais emprega no país”, afirma. 


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