Infecções respiratórias graves diminuem no país, aponta Fiocruz

Último boletim divulgado é referente ao período entre 28 de junho e 4 de julho

Por Da Redação
Às

Infecções respiratórias graves diminuem no país, aponta Fiocruz

Foto: Jefferson Peixoto/PMS

As internações por infecções respiratórias graves diminuíram no Brasil após cinco meses seguidos em crescimento. A informação é do último boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (10), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O boletim, referente ao período entre 28 de junho e 4 de julho, atribui a queda sobretudo à redução das hospitalizações provocadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e pelas influenzas A e B.

Apesar disso, os índices permanecem altos em grande parte do país. Ao todo, seis estados continuam em situação de alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento de casos: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.

A Fiocruz ressalta que é importante que a população siga adotando medidas de prevenção contra as infecções respiratórias graves, como cobrir a boca e o nariz com o braço ao tossir ou espirrar; lavar as mãos com frequência; e permanecer em isolamento em caso de sintomas de gripe ou resfriado. Se o isolamento não for possível, a recomendação é usar máscara ao sair de casa.

Para as pessoas dos grupos de risco, é importante manter a vacinação em dia. Em Salvador, o imunizante está disponível para a população em geral, a partir de 6 meses de idade, nas 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira, exceto feriado, das 8h às 17h. Para ter acesso, é necessário levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário