Infectados pela Covid-19 podem gerar anticorpos permanentes, diz estudo
Pesquisa foi publicada na revista científica Nature

Foto: Reprodução/Agência Petrobras
Um estudo publicado na revista científica Nature apontou, pela primeira vez, que pessoas que se infectaram com a Covid-19, seja de forma ligeira ou moderada, desenvolvem uma célula imunológica capaz de produzir anticorpos contra o SARS-CoV-2 para toda a vida.
Durante a pesquisa, cientistas observaram que o nível de anticorpos nas pessoas infectadas começou a diminuir após quatro meses, mas esses pacientes também desenvolveram uma resposta imunológica completa, o que inclui a criação de glóbulos brancos capazes de eliminar o vírus por meses ou anos após a infecção.
Os especialistas analisaram 77 doentes que tiveram a doença em sua forma ligeira ou moderada, e na maioria, eles notaram que o anticorpos diminuem acentualmente, mas a redução é lenta e as moléculas ainda estão presentes no sangue 11 meses após a doença.
“Essas células continuarão a produzir anticorpos eternamente", diz Ali Ellebedy, imunologista da Escola de Medicina da Universidade de Washington e pesquisador principal do estudo, ao jornal El País.