Inflação 2022: Frutas, verduras e legumes assumem o posto de vilões

A maior alta ficou com a cenoura (+98,4%) que quase dobrou de preço

Por Da Redação
Às

Inflação 2022: Frutas, verduras e legumes assumem o posto de vilões

Foto: Agência Brasil

Após alta da gasolina, o próximo terror dos brasileiros são os corredores das feiras livres e dos hortifrútis. Isso porque nos dois primeiros meses deste ano as raízes e legumes tiveram alta de 20,9%; as hortaliças e verduras de 24,8% e as frutas de 7,1%. Com isso, esse grupo alimentício figura como o principal vilão da inflação, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Entre os itens que quase dobraram de preço, o que se destaca é a cenoura com alta de 98,4%, que corresponde ao maior salto registrado pelo índice oficial de preços no acumulado do primeiro bimestre. A abobrinha (+64,7%), o repolho (+35,9%), a batata-inglesa (+35,4%), o pepino (+31,4%) e a alface (+30,5%) também apresentaram variações significativas no período.

Entre as frutas, o destaque fica com o morango (+26%), a laranja-baía (+25,7%), a melancia (+24,7%), a banana-prata (+14,7%) e o melão (+14,4%).

O gerente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) responsável pela pesquisa, Pedro Kislanov, ressalta que o clima foi a principal razão para as variações significativas no mês de fevereiro.

“Em fevereiro, o grupo de alimentação sofreu impactos dos excessos de chuvas e também de estiagens que prejudicaram a produção em diversas regiões de cultivo no Brasil”, avalia Kislanov.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário