Inflação dá trégua, dólar cai e Bolsa tem a melhor semana do ano

Bolsa avançou 5,4% desde a última segunda-feira (10)

[Inflação dá trégua, dólar cai e Bolsa tem a melhor semana do ano]

FOTO: Arquivo Agência Brasil

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), avançou 5,4% desde a última segunda-feira (10) e finaliza sua melhor semana desde dezembro de 2022. Nesta sexta-feira (14), a Bolsa registrou uma queda de 0,2%, chegando aos 106.279 pontos, mas o recuo não impactou nos ganhos. 

A queda desta sexta aconteceu depois da divulgação dos dados do setor de serviços no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento recuou mais de 3% em janeiro, depois de registrar recorde histórico no último mês do ano passado. 

O resultado negativo no setor de serviços, que é a área que mais contribui para o crescimento da economia do país, impactoi nas ações da Bolsa. Na sessão desta sexta, houve um recuo de até 5% nas empresas como a Alpargatas (dona da Havaianas), na varejista Assai e também no grupo de moda Soma.

Além disso, a queda de 0,9% nas ações da Vale, empresa de maior peso no Ibovespa, também causou reflexos negativos para a Bolsa. O preço do minério de ferro na China também continua em queda, o que impacta negativamente as empresas de siderurgia do Brasil. A CSN, por exemplo, teve o pior desempenho, com queda de 7%.

Já entre as maiores altas estão a empresa de pagamentos Cielo e a fornecedora de tecnologia Locaweb, com alta em torno de 2%. Esses setores seguem sendo beneficiados pela expectativa de queda de juros no país diante do recuo da inflação.

O dólar encerrou a sexta-feira (14) cotado a R$ 4,91, o menor valor desde meados de 2023. Na semana, a moeda americana acumulou desvalorização de 2,9%.


Comentários