Inflação deve encerrar 2022 em 5,15%, aponta Banco Central
Instituição tenta frear um novo estouro de inflação neste ano

Foto: Agência Brasil
Dados do Boletim Focus, divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (24), mostram que o mercado financeiro iniciou 2022 fazendo revisões seguidas da alta dos preços neste ano. A estimativas apontam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável pela inflação no país, deve encerrar o ano em 5,15%. Esta é a segunda alta consecutiva na estimativa dos economistas consultados pelo BC.
Na semana passada, os economistas projetavam 5,09% e nas duas primeiras do ano, 5,03%. Todas as estimativas estão acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que fixou em 3,50%. Os números também são superiores aos 5,15%, teto da meta em 2022.
Para tentar frear um novo estouro de inflação neste ano, o BC vem subindo as taxas de juros. Atualmente em 9,25%, a expectativa é que ocorra um novo ajuste na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano, em fevereiro. O mercado financeiro estima que a Selic encerre 2022 em 11,75%, mesma projeção da semana anterior.