Inflação na China registra maior crescimento em 15 meses

Motivo da alta da inflação foram os preços do setor alimentício

Por Da Redação
Ás

Inflação na China registra maior crescimento em 15 meses

Foto: Reprodução/Getty Images

O índice de preços ao consumidor da China registrou avanço de 2,3% em novembro e foi a maior alta para um mês desde agosto de 2020. A inflação também teve um aumento de 1,5%, mostrando crescimento expressivo do indicador, segundo divulgou nesta quinta-feira (9), o Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS).

Um dos motivos para a grande alta da inflação foram os preços do setor alimentício, disse um dos diretores da agência, Dong Lijuan. A carne de porco, proteína mais consumida da China, teve avanço de 12,2% em apenas um mês.

O índice de preços ao produtor (PPI) da China subiu 12,9% em novembro na comparação com o mesmo período de 2020. O indicador perdeu força sobre o acréscimo de 13,5% em outubro, no qual foi o maior em 26 anos.

O resultado do PPI, porém, superou a expectativa de economistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam ganho anual de 12% em novembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário