Inicio da Black Friday 2020 é marcado por reclamações de consumidores

Levantamento aponta crescimento de 45% em relação ao ano passado

[Inicio da Black Friday 2020 é marcado por reclamações de consumidores]

FOTO: Reprodução/InfoMoney

A Black Friday 2020 já registrou mais reclamações do que a edição de 2019. De acordo com um levantamento do Reclame Aqui, entre o meio-dia da última quarta-feira (25) e as 6h desta sexta-feira (27), os consumidores realizam 4.850 queixas na plataforma. O número é 45% maior do que o mesmo período da edição anterior. Neste período, o site recebeu uma média de mais de 115 reclamações por hora.    

O principal motivo para as contestações são as propagandas enganosas, que somam 28,17% das queixas. Curiosamente, o segundo problema mais comum está relacionado à entrega da compra, o que pode indicar uma maior pressa para receber as mercadorias. Já os produtos alvos de maior número de reclamações são componentes, peças e acessórios e os celulares.

No ranking também aparecem tênis, TVs e cartões de crédito. Os grandes e-commerces lideram a lista de empresas mais reclamadas, o que é natural, visto que são as lojas com maior volume de vendas. A Americanas Marketplace foi a que recebeu mais queixas nesse início de Black Friday, com 249 reclamações. Em seguida, vem o KaBuM! e o Magazine Luiza (loja online), com 164 e 138 contestações, respectivamente. 

Este ano, foi possível perceber uma mudança no comportamento do consumidor, que preferiu não fazer as compras durante a madrugada. Conforme já previa uma pesquisa divulgada pela empresa, 30% das pessoas disse que iria começar a aproveitar as ofertas a partir das 18h de quinta-feira (26).  


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