Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 240 cidades da Bahia; Defesa Civil de Salvador eleva nível de risco para alerta máximo
Sirenes foram acionadas em oito comunidades nesta quarta-feira (22)

Foto: Divulgação/Andréa Mariani
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (22), um alerta de chuvas intensas para 263 cidades baianas. Entre elas estão Feira de Santana, Camaçari, Madre de Deus, Alagoinhas e Amélia Rodrigues. De acordo com o aviso, há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos fortes de 40 a 60 km/h, queda de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até 10h de quinta-feira (23).
Além disso, há alerta de acumulado de chuva para Salvador, região metropolitana e o sul do estado, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Cidades como Cairu, Candeias, Lauro de Freitas, Valença e Vera Cruz estão entre as mais afetadas.
Em Salvador, a Defesa Civil (Codesal) elevou o nível de risco para alerta máximo após registrar 123 milímetros de chuva em 12 horas, volume superior à média histórica de 91 mm para todo o mês de outubro.
As sirenes de emergência foram acionadas nas comunidades de Mangabeira (Cajazeiras VIII), Vila Picasso (Capelinha do São Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato) e Moscou (Castelo Branco). Outras localidades, como Irmã Dulce, Olaria, Mamede e Creche, também receberam aviso de acionamento.
Segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o volume de chuvas em bairros como Boca da Mata (177,2 mm) e Nova Brasília (157,2 mm) já supera quase o dobro da média mensal: “O solo está encharcado e a chance de escorregamento de terra é real. As pessoas precisam ficar atentas e se afastar de áreas de risco. A Codesal segue em regime de plantão 24 horas por dia e pode ser acionada pelo número 199”, afirmou Macêdo.
A expectativa é que as chuvas persistam até quinta-feira (23), com redução gradual entre sexta (24) e sábado (25), segundo a Codesal.
LEIA MAIS: