Inquérito contra Weintraub que apurava crime de racismo contra chineses é arquivado pelo MPF

Ex-ministro da Educação insinuou que chineses se beneficiavam da crise de Covid-19

[Inquérito contra Weintraub que apurava crime de racismo contra chineses é arquivado pelo MPF]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito aberto contra o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, que apurava a suspeita de crime de racismo após declaração preferida por ele contra os chineses no ano passado. 

A Polícia Federal concluiu a pesquisa e decidiu não indiciar Weintraub pelo suposto crime. Com base na ação, a Procuradoria da República no Distrito Federal promoveu o arquivamento do caso.  

A PF concluiu que não havia elementos suficientes para indiciar o ex-ministro pelo crime de racismo. A prática como preconceito de raça, etnia, religião ou procedência nacional é punível com reclusão de um a três anos e multa, conforme o artigo 20 da lei 7.716 / 1989.

Em abril do ano passado, início da pandemia, Weintraub fez uma publicação em sua conta do Twitter satirizando o modo de falar dos chineses, que provocou uma reação da embaixada da China no Brasil. O então ministro insinuou que os chineses se beneficiam da crise decorrente da Covid-19 e chegou a usar a forma de falar do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, trocando o "r" pelo "l", em uma referência ao sotaque de que falam chineses português. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[INSS facilita perícia para menor de 16 anos receber benefício assistencial]

O beneficiário terá que comprovar renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!