INSS prorroga interrupção de bloqueio de benefícios até novembro
A partir de dezembro o beneficiário correrá risco de perder o benefício, diz INSS

Foto: Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou na quinta-feira (15), uma portaria no Diário Oficial da União que prorroga, até o final de novembro, a interrupção do bloqueio, por falta de comprovação de vida de seus beneficiários, dos créditos de benefícios que têm como destino pessoas residentes no Brasil ou no exterior. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com a portaria nº 1.053, de 13 de outubro, a prorrogação da interrupção desses bloqueios vale, a princípio, por mais uma competência (outubro de 2020). Com a portaria, só a partir de dezembro o beneficiário correrá risco de perder o benefício. Segundo informações do INSS, a interrupção não prejudicará a rotina e as obrigações contratuais estabelecidas entre o instituto e a rede bancária pagadora de benefícios. Com isso, a comprovação de vida junto à rede bancária deve ser feita normalmente.
Ainda de acordo com o documento, o encaminhamento das comprovações de vida realizadas pelos residentes no exterior deve ser feito junto a representações diplomáticas ou consulares brasileiras no exterior ou por intermédio do preenchimento do Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS.