Instabilidade no Pix coincide com falha no sistema da Amazon
Sistema ficou lento e apresentou falhas nesta segunda (20)

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Uma falha global no sistema da Amazon Web Service (AWS) afetou diversos serviços digitais no mundo. O sistema brasileiro Pix também apresentou falha nesta segunda-feira (20) e usuários de algumas instituições financeiras relataram interrupções nos serviços de transferências e pagamentos em diferentes regiões do Brasil.
De acordo com o site Down Detector, que monitora o funcionamento de plataformas online, as primeiras reclamações sobre o Pix começaram por volta das 4h da madrugada e aumentaram ao longo da manhã.
As falhas foram observadas principalmente nos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Recife. As buscas na internet por Pix e fintechs, os bancos tradicionais como Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal registraram aumento na queixa.
O Banco Central (BC) informou que “os sistemas administrados pelo BC funcionam normalmente” e que segue monitorando o desempenho das instituições participantes do sistema de pagamentos instantâneos.
Até o início da tarde, o BC não havia identificado falhas internas relacionadas ao incidente. A autoridade monetária também não confirmou a relação entre a instabilidade do Pix e a falha da AWS. No entanto, segundo publicações especializadas em tecnologia, a coincidência de horários pode indicar impactos indiretos decorrentes da dependência de serviços de computação em nuvem.