Instagram lança ferramenta que possibilita a denuncia de fake news

Rede social está intensificando combate a informações falsas

[Instagram lança ferramenta que possibilita a denuncia de fake news]

FOTO: Pixabay

O Instagram agora permite denunciar fake news na própria rede social. A opção foi adicionada na última semana dentro das categorias de denúncias contra publicações inapropriadas. 

Segundo o site inglês The Guardian, o recurso está em fase de testes e não removerá os posts denunciados, mas levará os relatos para uma equipe de verificação de fatos e limitará o alcance das imagens dentro da plataforma, excluindo a presença da aba “Explorar” e dos resultados de busca por hashtags.

A rede social informou que deseja usar essa verificação como experiência para aperfeiçoar o modelo de inteligência artificial no combate às fake news. "Este é um passo inicial, à medida que trabalhamos em direção a uma abordagem mais abrangente para combater as desinformações", disse Stephanie Otway, porta-voz da empresa no Facebook, ao The Guardian. 

Ainda de acordo com a imprensa internacional, o programa de verificação de fato está atuando apenas nos Estados Unidos, mas a opção de denúncia já está disponível na interface da rede no Brasil.


Comentários