Instituto americano mostra imagens do coronavírus “matando” célula humana

As fotos foram feitas com um microscópio

[Instituto americano mostra imagens do coronavírus “matando” célula humana]

FOTO: Reprodução/ NIAID

Segundo informações do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID), imagens feitas através de microscópio mostram o momento em que o novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, ataca células humanas.

Ainda de acordo com o NIAID, os registros foram feitos a partir do material coletado de um paciente norte-americano, quando as células entraram no estado de apoptose, processo também conhecido como morte celular. Nas imagens, o vírus SARS-CoV-2 (pontinhos) está na superfície das células (estrutura maior).

Vale ressaltar que o vírus é minúsculo em comparação às células humanas. Isso porque os organismos são estruturas simples: o coronavírus constitui uma única cadeia de RNA (material genético) coberta por uma bicamada lipídica e picos de proteína — as chamadas proteínas spike.

Ainda assim, esses agentes infecciosos podem causar danos reais em quem for infectado. Para contaminar uma célula, os coronavírus usam sua proteína spike para se ligar à membrana celular do hospedeiro. Uma vez dentro, o vírus passa a comandar a célula, obrigando-a a replicar seu material genético milhares de vezes.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!