Instituto Serum da Índia envia primeiras doses da vacina contra Covid-19 à Covax
Local produz as vacinas de Oxford/AstraZeneca, compradas, entre outros, pelo Brasil

Foto: WHO for South-East Asia
O Instituto Serum da Índia enviou nesta terça-feira (23), o primeiro lote de vacinas contra Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para a aliança internacional Covax Facility, dirigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O lote saiu em um caminhão da fábrica do Serum na cidade de Pune, oeste da Índia, na manhã de hoje.
De acordo com a agência France Presse, a Covax, uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19, já realizou acordos com os fabricantes para a compra de 2 bilhões de doses em 2021, com a opção de aumentar o pedido para mais um bilhão de vacinas. Além disso, a Covax tem acordo com o Instituto Serum de 1,1 bilhão de doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Novavax.
Paciência
O Instituto Serum, maior fabricante de imunizantes do mundo, já forneceu milhões de doses da vacina da AstraZeneca ao governo indiano milhões e a outros países mais pobres. O diretor da empresa, Adar Poonawalla, pediu no domingo que o mundo tenha "paciência" com o envio das vacinas, uma vez que a Índia terá prioridade na aquisição das doses.