Inteligência Artificial está ajudando a combater a covid-19 no Brasil
Robô Laura já atuava em hospitais brasileiros para prevenir casos de infecções generalizadas
No mês passado, o Brasil completou um ano da pandemia e, durante o período, foram criadas diversas iniciativas para ajudar com o impacto da covid-19 no país. Entre as que se destacam está a Robô Laura, uma inteligência artificial que já atuava em hospitais brasileiros originalmente para prevenir casos de infecções generalizadas, a chamada sepse, mas que com a demanda causada pelo coronavírus, a startup Laura, proprietária da tecnologia, decidiu expandir seu serviço para atender a nova demanda e ajudar a evitar a superlotação dos hospitais.
O Pronto Atendimento Digital, lançado em abril do ano passado, funciona como uma triagem virtual.
Através de uma conversa em um chatbot, a Robô Laura analisa as respostas do usuário, identifica sintomas, alerta casos suspeitos e orienta casos graves, sem a necessidade de sair de casa. Após a triagem, a ferramenta "acompanha" o paciente por 14 dias via WhatsApp, fazendo o monitoramento do quadro clínico e, em caso de piora, recomendando que a pessoa receba atendimento médico.
Todos os procedimentos indicados seguem parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.
Até o momento, o P.A Digital já realizou mais de 356 mil atendimentos de triagem e mais de 2,4 milhões de interações na plataforma. O serviço está disponível nos sites das prefeituras de São Bernardo do Campo-SP, Teresina, Aracaju, Caruaru-PE, Catanduva-SP e Curitiba; e nos hospitais AC Camargo (São Paulo); Hospital das Forças Armadas (Brasília); e Hospital Santa Marta (Taguatinga Sul, DF).