Interferência governamental impacta mercado de ações no Brasil

Vale e da Petrobras registraram queda nas ações

[Interferência governamental impacta mercado de ações no Brasil]

FOTO: Pixabay

A interferência do governo em empresas de capital aberto, como Petrobras e a mineradora Vale, está causando uma reação no mercado de ações brasileiro, de acordo com análises recentes. Esse comportamento vem em um contexto externo marcado pela política de juros nos EUA e incertezas sobre o crescimento chinês, levando à saída de investimentos de mercados emergentes.

Dados recentes indicam que estrangeiros retiraram R$ 21,2 bilhões da B3 até o dia 22 deste mês. As ações da Vale e da Petrobras já apresentam quedas significativas neste ano, respectivamente, de 19% e 4%, segundo dados divulgados pelo O Globo.

O banco de investimentos Goldman Sachs recomendou a venda de ações de empresas estatais brasileiras e a compra de empresas privadas em relatório aos clientes, citando a interferência recente na Petrobras como um dos motivos para essa recomendação.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Quaest em parceria com a corretora Genial Investimentos revelou que o intervencionismo do governo na economia é considerado o principal risco no Brasil, seguido pelo desequilíbrio nas contas públicas.

Para analistas, as intervenções recentes nas empresas de capital aberto minaram a confiança dos investidores estrangeiros, que estão retirando recursos do país. Esse movimento se intensifica diante do cenário internacional, com ajustes na política de juros nos EUA e preocupações sobre o crescimento da China, afetando diretamente a compra de commodities, o que impacta a Bolsa brasileira.

A saída de investidores estrangeiros é apontada como um dos fatores que contribuem para o desempenho lateral da Bolsa brasileira neste ano, com o Ibovespa acumulando uma queda de pouco mais de 5%.


Comentários