Investimentos estrangeiros sofrem retração por causa da pandemia

Esse foi o pior nível desde 2008, aponta BC

Por Da Redação
Ás

Investimentos estrangeiros sofrem retração por causa da pandemia

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (25), no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), um box sobre o comportamento dos fluxos de Investimento Direto no País (IDP) durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o documento, a retração de ingressos no Brasil em 2020 foi similar ao registrado em outras economias emergentes, o que poderia indicar uma deterioração de fatores sistêmicos. 

Os ingressos no Brasil caíram de US$ 69 bilhões em 2019 para US$ 34 bilhões no ano passado. “Como tais fluxos são considerados de fundamental importância para a transferência de tecnologia, é possível que quedas duradouras dessa variável possam comprometer o processo de integração nas cadeias globais de valor e a competitividade dos países afetados, com consequências para seu desenvolvimento econômico de longo prazo”, alertou o BC.

Segundo o documento, o fluxo de IDP para países emergentes, com exceção da China, chegou a cair em média, 37% entre o segundo e o terceiro trimestres de 2020, ao ser comparado com o mesmo período de 2019. “Essa queda é comparável ao pior momento da crise financeira global de 2008 e 2009”, avaliou o BC.

“A análise da evolução trimestral dos componentes do IDP brasileiro corrobora que, além do interesse estrangeiro por investimentos no País, fatores como a estratégia de financiamento das empresas multinacionais podem ser determinantes para explicar movimentos de curto prazo dessa variável”, concluiu a autoridade monetária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário