Ipea mantém previsões de crescimento do PIB para 2021 e 2022

Pesquisadores apontam pequeno viés de baixa na projeção do próximo ano

Por Da Redação
Ás

Ipea mantém previsões de crescimento do PIB para 2021 e 2022

Foto: Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) manteve as previsões do mês de junho de 4,8% e 2%  do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, para 2021 e 2022, respectivamente. Agora, os especialistas vão analisar um novo cenário para ver o que há de mais relevante.

Para essa divulgação agora, viu-se que não havia motivos para mexer no que se previu há três meses, disse à Agência Brasil o economista Leonardo Mello de Carvalho, pesquisador do Ipea e um dos autores do estudo.

Segundo o pesquisador, identificaram-se alguns sinais de risco para o cenário econômico, como, por exemplo, a inflação, que “está um pouco pior do que o previsto anteriormente”. Além disso, Carvalho disse que, com os aumentos da taxa básica de juros, já existe um aperto este ano, embora haja uma defasagem para que tais efeitos ocorram na atividade econômica. Espera-se que esse efeito negativo ocorra em 2022, um pouquinho acima do que se tinha calculado há três meses.

"Em grande medida, por isso, foi colocado esse viés de baixa”, explicou Carvalho. Daí, o Ipea trabalhar com crescimento menor do que 2% para o próximo ano. “Mas ainda está valendo o crescimento de 2%, por enquanto.”

Para o segundo trimestre do ano, o Ipea trabalha com a perspectiva de o PIB apresentar resultado próximo da estabilidade, em comparação com o trimestre anterior, mostrando alta em torno de 0,1%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário