IR: Receita paga maior valor para um lote de restituição da história
Segundo lote será pago no dia 30 de junho, mesma data do prazo para envio da declaração

Foto: Reprodução
Serão pagos R$ 5,7 bilhões, para 3.306.644 contribuintes, no maior valor para um lote de restituição de imposto de renda da história da Receita Federal. Desse total, R$ 3,9 bilhões serão pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, a exemplo de idosos, deficientes físico ou mental e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Terão direito ao segundo lote de restituição também mais de 1 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 4 de março.
Para confirmar se teve a declaração liberada, é necessário acessar o site da Receita Federal. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há erros nos dados que foram processos. Caso sim, o contribuinte deve avaliar os erros e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones para consulta às declarações o imposto de renda (IRPF) e situação cadastral do CPF.
O pagamento do segundo lote será realizado em 30 de junho, mesma data de encerramento do prazo de entrega das declarações do imposto de renda de 2020.
Caso o valor não seja depositado em sua conta no banco, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


