Islândia: vulcão entra em erupção e atinge casas no sudoeste do país
Atividade sísmica levou evacuação dos residentes de Grindavik

Foto: Reprodução/Pixabay
Um vulcão entrou em erupção no domingo (14) no sudeste da Islândia, próximo à cidade de Grindavik, lançando colunas de lava que estão incendiando casas na região, conforme informado pela Agência Meteorológica da Islândia (IMO). Esta é a quinta erupção vulcânica no país em quase três anos, sendo a última registrada em 18 de dezembro.
A atividade sísmica se intensificou durante a noite, levando à evacuação dos residentes de Grindavik, uma comunidade de pescadores, por volta das 3h no horário local (0h em Brasília), de acordo com a imprensa islandesa.
A erupção teve início ao norte da cidade, com todos os moradores de Grindavik já evacuados, embora um grupo de ovelhas ainda permaneça em currais na região. Barreiras de proteção foram instaladas para evitar que a maior parte da lava atinja Grindavik e alcance o centro da cidade.
A última ordem de evacuação surge depois de o Gabinete Meteorológico da Islândia ter informado na sexta-feira (12) que os perigos associados às fissuras vulcânicas foram considerados de maior risco do que na avaliação anterior.