• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Israel anuncia a entrada de 120 caminhões com ajuda humanitária em Gaza

Israel anuncia a entrada de 120 caminhões com ajuda humanitária em Gaza

Mais de 180 caminhões entraram em Gaza e aguardam distribuição e coleta. Governo palestino do Hamas contesta

Por Da Redação
Às

Israel anuncia a entrada de 120 caminhões com ajuda humanitária em Gaza

Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

A carga de 120 caminhões de ajuda humanitária foi distribuída neste domingo (27) na Faixa de Gaza. Segundo Cogat, órgão do Ministério da Defesa israelense, mais de “180 caminhões entraram na região e aguardam a coleta e distribuição, junto com outros que estão na fila para serem para recolhidos pela ONU”. As informações foram publicadas no perfil do órgão na rede social X, nesta segunda-feira (28).

          A distribuição de ajuda humanitária por terra teve início depois de Israel declarar uma pausa diária no conflito nas regiões de Al-Mawasi, Deir al-Balah e na Cidade de Gaza entre as 10h e 20h (horário local), até novo aviso. Os caminhões exibem sinais da Cruz Vermelha e de outras organizações internacionais, e deslocam do Egito em direção ao sul da faixa Gaza.

Desde o último sábado (26), o envio de comida por meio de aviões foi retomado na região.

O objetivo é aliviar a “fome em massa”, pela qual os palestinos têm passado. A situação foi descrita pelo secretário-geral da ONU como “um show de horrores”, após Israel suspender a entrada de ajuda humanitária em Gaza entre março e maio como forma de pressionar a liberação de reféns pelo Hamas e, em seguida, tomar controle da distribuição de comida.

Contudo, o governo palestino do Hamas contesta a informação. Ele alega que apenas 73 caminhões entraram na região e que a maioria foi saqueada “sob olhar atento da ocupação israelense e dos seus drones, em uma clara tentativa de impedir que a ajuda chegasse aos centros de distribuição”, como foi noticiado pela agência de notícias EFE e reproduzido pela Agência Brasil.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais da Nexta TV, canal e mídia bielorrussa, demonstra a chegada de um dos caminhões  em Rafah.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário