/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Itália declara estado de emergência devido à seca intensa

Notícias
Mundo

Itália declara estado de emergência devido à seca intensa

Medida vale até 31 de dezembro deste ano

Por Da Redação
Itália declara estado de emergência devido à seca intensa
Foto: Pixbay

A Itália declarou, na terça-feira (5), estado de emergência até 31 de dezembro em cinco regiões do norte do país devido a seca que atingiu a Planície Padana nas últimas semanas. O anúncio ocorre um dia depois que pelo menos  sete pessoas morreram após o colapso de uma geleira nos Alpes italianos. 

O governo criou um fundo de 36,5 milhões de euros (R$ 201,64 milhões) para ajudar os afetados. O estado de emergência prevê medidas para ajudar a garantir a segurança pública, a compensação de perdas e visa garantir condições normais de vida para os morados das regiões de Friuli-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lombardia, Piemonte e Veneto.

O país enfrenta uma onda de calor extremamente precoce e falta de chuvas. Uma das áreas mais atingidas foi o vale agrícola do norte do Pó, que registra sua pior seca em 70 anos.

Em junho, a Itália enfrentou temperaturas 3,5ºC mais altas que a média, após a quinta primavera mais quente desde 1880. Nos primeiros cinco meses de 2022, houve 50% menos chuva do que o registrado nos últimos 30 anos. A seca deve permanecer pelas próximas duas semanas. 

Umas das severas consequências da seca é a queda da produção de energia hidrelétrica que respondem por quase 
Outra consequência da seca é que a produção% da produção nacional de energia. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102