• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Itamaraty condena novos ataques de Israel em Gaza e lamenta declarações de Netanyahu

Itamaraty condena novos ataques de Israel em Gaza e lamenta declarações de Netanyahu

Governo brasileiro afirma que impedir entrada de alimentos e remédios configura crime de guerra

Por Da Redação
Ás

Itamaraty condena novos ataques de Israel em Gaza e lamenta declarações de Netanyahu

Foto: Amos Ben Gershom, GPO/Flickr

O Ministério das Relações Exteriores divulgou, nesta quarta-feira (21), uma nota condenando os novos ataques promovidos pelo governo de Israel na Faixa de Gaza. No texto, o governo brasileiro também lamentou as recentes declarações do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre assumir o controle da região.

"O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, o lançamento de nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza, com intensificação dos bombardeios aéreos e expansão das operações terrestres, que provocaram, nos últimos dias, a morte de mais de 300 palestinos", afirmou o Itamaraty.

No comunicado, o governo brasileiro afirma ainda que a única saída "legítima e duradoura" para o conflito é a implementação definitiva do Estado Palestino. "O Brasil recorda que qualquer pretensão de exercer autoridade permanente em território ocupado é incompatível com as normas de direito internacional", afirma o comunicado.

O Itamarty afirmou que o Brasil vê com "grave preocupação" a intenção de Israel de permitir o "ingresso mínimo" de alimentos e remédios em Gaza, o que pode configurar crime de guerra. 

Nesta terça (20), a Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou ter recebido aval de Israel para que cerca de 100 caminhões de ajuda humanitária entrem na Faixa de Gaza. No entanto, nenhuma assistência havia sido distribuída aos palestinos até o início desta quarta-feira.

Além do Brasil, governantes da França e do Reino Unido também endossaram a pressão internacional. 

A embaixada de Israel no Brasil informou que não vai comentar as declarações do Itamaraty. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário