• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Itamaraty e atual presidente do Uruguai lamentam a morte de Pepe Mujica

Itamaraty e atual presidente do Uruguai lamentam a morte de Pepe Mujica

Ex-presidente uruguaio morreu nesta terça-feira (13)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Itamaraty e atual presidente do Uruguai lamentam a morte de Pepe Mujica

Foto: Secretaria de Comunicação do Uruguai

Lideranças mundiais se manifestaram sobre a morte do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, nesta terça-feira (13). O Ministério das Relações Exteriores se pronunciou, assim como fez o atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.

Orsi foi um dos primeiros a prestar homenagem ao amigo. Confira a publicação abaixo:

"É com profundo pesar que comunico o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido amigo. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", escreveu.

Já a nota do Itamaraty reforça que Mujica foi um "grande amigo do Brasil", visto que o mesmo foi condecorado com a maior honraria brasileira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de ressaltar o legado do uruguaio, o texto relembra que Lula se referiu a Mujica como "a pessoa mais extraordinária" entre os presidentes com quem conviveu.

Conforme informações de ministros do governo, Lula disse aos auxiliares, ao ser informado do estado terminal de Mujica, que iria ao velório em caso de morte do ex-presidente.

Confira a nota do governo abaixo:

O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

Em 5 de dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.

Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade.

LEIA MAIS:

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, morre aos 89 anos
Ex-guerrilheiro, Mujica passou 12 anos preso, comeu sabão e perdeu dentes

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário