Itamaraty envia documento à CPI que mostra que Bolsonaro pediu para Índia agilizar envio de insumos da hidroxicloroquina

Documento faz transcrição de um telefonema entre Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia

[Itamaraty envia documento à CPI que mostra que Bolsonaro pediu para Índia agilizar envio de insumos da hidroxicloroquina]

FOTO: Alan Santos/PR

Um documento sigiloso encaminhado à CPI da Pandemia aponta que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), atuou diretamente para convencer a Índia a enviar para o Brasil insumos para a fabricação de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O documento, que foi enviado pelo Itamaraty nesta quinta-feira (10), faz uma transcrição do telefonema entre Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no dia 4 de abril do ano passado. Na conversa, Bolsonaro pediu para acelerar a liberação dos insumos para duas empresas para a produção de hidroxicloroquina no Brasil.

Veja o diálogo publicado pelo jornal ‘O Globo’:

Bolsonaro-"Entrarei diretamente no assunto. Temos tido resultados animadores no uso de hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes com Covid-19", disse o presidente sem citar a origem dessa informação. Ele seguiu: "Estou informado de um carregamento de 530 quilos de sulfato de hidroxicloroquina que está parado na Índia, à espera de liberação por parte do governo indiano. Esse carregamento inicial de 530 quilos é parte de uma encomenda maior", disse Bolsonaro.

Segundo ele, "esse é um apelo humanitário que poderá salvar muitas vidas no Brasil". O primeiro-ministro da Índia respondeu em seguida que: "A Índia com certeza fará todo o possível para ajudar o Brasil". Cinco dias depois, Bolsonaro publicou em uma rede social um agradecimento a Narendra Modi:  "Nossos agradecimentos ao primeiro-ministro da índia @narendramodi , que, após nossa conversa por telefone, o primeiro ministro liberou o envio ao Brasil de um carregamento de insumos para produção de hidroxicloroquina".


Comentários