• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Itamaraty lamenta mortes em manifestações no irã e defende diálogo pacífico pra superar crise

Itamaraty lamenta mortes em manifestações no irã e defende diálogo pacífico pra superar crise

Não há registros de brasileiros entre as vítimas.

Por Da Redação
Às

 Itamaraty lamenta mortes em manifestações no irã e defende diálogo pacífico pra superar crise

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta terça-feira (13) um nota sobre a situação no Irã, em que afirma que o nosso país vê "com preocupação" a evolução dos protestos registrados desde o dia 28 de dezembro. No documento divulgado pelo Itamaraty, o governo brasileiro lamenta as mortes causadas após o início dos protestos. Segundo a agência Reuters, cerca de duas mil pessoas morreram em decorrência dos protestos.

Os atos iniciaram como forma de protesto econômica do país, mas repressão violenta que levou manifestantes a pedirem o fim de regime dos aiatolás, que governam o irã  desde a Revolução de 1979.

Na nota o governo defende a soberania do povo iraniano: "Cabe apenas aos iranianos decidir, de maneira soberana, sobre o futuro de seu país".

Nesta segunda-feira (12), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que irá impor tarifa de 25% a países que fizerem negócios com o Irã. Segundo o republicano, a medida passa a valer imediatamente. O Brasil pode ser impactado com a decisão, devido à relação comercial com o Irã. Em 2025, empresas importaram U$$ 85 milhões do país, principalmente com ureia, pistache e uvas secas. Exportações para o país do oriente médio somam 2,9 bilhões, sendo o milho, soja e açúcar os produtos que mais se destacam na relação.

Segundo o Itamaraty não há brasileiros entre as vítimas, até o momento: "O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Teerã, se mantém atento às necessidades da comunidade brasileira no Irã", diz a nota.  

LEIA MAIS:

Irã completa dois dias de apagão nacional de internet em meio a protestos antigovernamentais
Trump avalia intervenção militar no Irã, diz site
Papa Leão XIV se reúne com líder da oposição da Venezuela no Vaticano

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário