Itapemirim vai encaminhar aeronaves aos EUA, informa Anac
Segundo a agência, o motivo dos voos é “translado para uma base onde a aeronave será armazenada”

Foto: Divulgação
Em documento, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) vai enviar duas aeronaves para os Estados Unidos no dia 17 de janeiro. As aeronaves PS-SFC e PS-ITA pertencem a DCAL 2 Leasing Limited. No total, as empresas de leasing teriam pedido três aeronaves de volta.
Segundo o documento, o motivo dos voos é “translado para uma base onde a aeronave será armazenada” no Tucson International Airport, localizado no estado do Arizona. Na solicitação de autorização especial de voo internacional, não é mencionada uma manutenção das aeronaves no exterior e se estas vão retornar ao Brasil.
As empresas pediram a devolução dos aviões após o cancelamento dos voos da Itapemirim e a suspensão do certificado de operador aéreo da empresa, segundo fontes.
No entanto, a assessoria de imprensa da Itapemirim Transportes Aéreo nega que o pagamento do leasing dos aviões esteja atrasado e cita a realização da manutenção no exterior como razão, já que a TAP Maintenance & Engineering, no Brasil, estaria encerrando as atividades e não teria como fazer o serviço.
O certificado de operador aéreo da Itapemirim Transportes Aéreos foi suspenso pela Anac no dia 17 de dezembro, data em que empresa suspendeu todos os seus voos. Desde o dia 8 de janeiro, a companhia aérea foi proibida de comercializar passagens.