Três destinos para uma jornada de bem-estar no Japão!

Aos detalhes...

[Três destinos para uma jornada de bem-estar no Japão!]

Por do Sol no Lago Biwa, Japão
Em um mundo onde o ritmo acelerado da vida moderna muitas vezes leva ao esgotamento, o Japão surge como um refúgio sereno, oferecendo uma jornada de bem-estar e renovação. Em 2024, a tendência do turismo wellness alcança novos patamares, segundo pesquisas da Quickly Travel, braço brasileiro da JTB no Brasil. Nesse cenário, o Japão está na vanguarda, oferecendo experiências que vão muito além dos itinerários turísticos convencionais. A agência destaca um roteiro visitando 3 províncias para uma experiência de wellness e reconexão incomparável. Confira: 
 

Imersão Cultural e Relaxamento em Hokkaido

A aventura wellness começa  em Hokkaido, onde os onsen (banhos termais) são mais do que uma tradição - são um ritual de purificação e relaxamento. Aqui, em meio às paisagens naturais deslumbrantes, os visitantes podem experimentar a tranquilidade e a harmonia com a natureza. Os  "onsen", são uma das experiências mais emblemáticas e rejuvenescedoras que esta região do Japão oferece. Situada no norte do país, Hokkaido é famosa por suas paisagens naturais impressionantes e seu clima mais frio, o que torna a experiência dos onsen particularmente agradável. 

Muitos dos onsen em Hokkaido são alimentados por fontes termais naturais, que brotam do solo rico em atividade geotérmica da região. Essas águas são conhecidas por suas qualidades terapêuticas, contendo minerais que são benéficos para a saúde. Hokkaido oferece uma grande variedade de onsen, desde banhos ao ar livre (rotenburo) com vistas deslumbrantes da natureza até banhos internos (uchiburo) em ambientes mais privados e tranquilos. Alguns onsen são parte de ryokans (pousadas tradicionais japonesas), proporcionando uma experiência cultural completa.

 As águas dos onsen são ricas em minerais como enxofre, sódio e magnésio, que se acredita ajudarem a aliviar dores musculares, melhorar a circulação sanguínea e promover uma sensação geral de bem-estar.
Imersão em um onsen é uma experiência holística. Além dos benefícios físicos, há um forte elemento de relaxamento mental e emocional. O ambiente tranquilo, muitas vezes acompanhado pelo som de água corrente e vistas da natureza intocada, proporciona um retiro sereno do estresse cotidiano.

Ao visitar um onsen, é importante respeitar as tradições e etiquetas locais. Isso inclui tomar um banho completo antes de entrar na água termal e garantir que toalhas ou outros itens pessoais não contaminem a água܂Muitos onsen em Hokkaido estão localizados em áreas de beleza natural excepcional. Isso pode incluir vistas de montanhas cobertas de neve, florestas densas e até mesmo a serenidade do oceano, dependendo da localização do onsen.

Enquanto os onsen são particularmente populares no inverno, quando a neve envolve a paisagem, eles também são agradáveis durante outras estações, oferecendo uma experiência única em meio às folhas verdes do verão, às cores vibrantes do outono ou à frescura da primavera.                                                       


Em seguida, a jornada continua em Kyoto, um epicentro de tradição e espiritualidade. Vale participar de sessões de meditação Zen lideradas por monges locais, uma experiência que promete não apenas relaxamento, mas também uma profunda introspecção e conexão com o eu interior. Kyoto, com sua rica história e tradição espiritual, oferece experiências únicas de meditação e mindfulness que atraem visitantes de todo o mundo em busca de paz interior e autoconhecimento. Aqui está uma descrição detalhada dessas experiências:

 As sessões de meditação em Kyoto muitas vezes ocorrem em templos antigos, cercados por jardins tranquilos e arquitetura tradicional japonesa. Esses locais, imersos na história e na cultura, proporcionam um cenário perfeito para a prática da meditação e mindfulness, ajudando os participantes a se desligarem das distrações do mundo exterior. São frequentemente lideradas por monges Zen experientes. Eles começam com uma breve introdução aos princípios do Zen e instruções sobre como meditar. Isso inclui como sentar-se corretamente em zafus (almofadas de meditação), a postura ideal, e dicas para focar a mente e controlar a respiração.

Zazen, ou meditação sentada, é o coração da prática Zen em Kyoto. Durante o Zazen, os participantes são encorajados a observar seus pensamentos sem julgamento, focando na respiração e na experiência do momento presente. A prática pode variar em duração, mas geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos.
Além do Zazen, os templos também podem oferecer sessões de mindfulness e kinhin (meditação andando). O kinhin é uma prática meditativa de caminhar lentamente, concentrando-se na sincronização do movimento e da respiração, uma forma de meditação em movimento que complementa o Zazen. Após as sessões de meditação, muitas vezes há oportunidades para discussões interativas com os monges.                         

A ilha de Okinawa, conhecida pela impressionante longevidade de seus habitantes, oferece uma perspectiva única sobre a saúde e o bem-estar.  Não à toa é uma das Blue Zones apontadas na série Netflix homônima, como detentora de habitantes que ultrapassam os 100 anos de forma saudável e lúcida. Explorar a dieta local, rica em superalimentos, e participar de workshops sobre estilos de vida saudáveis, tornas-se uma verdadeira lição sobre como viver mais e melhor.

Okinawa é notável por sua excepcional longevidade e práticas de vida saudáveis. Existem várias razões pelas quais os habitantes de Okinawa frequentemente vivem além dos 100 anos. A dieta tradicional de Okinawa é baseada em vegetais e é rica em grãos integrais, tofu, algas e peixes, com um consumo reduzido de carne e pouca gordura. Esta dieta é baixa em calorias, mas densa em nutrientes, o que contribui para uma vida mais longa e saudável. Os okinawanos mantêm um estilo de vida fisicamente ativo, que inclui jardinagem, caminhadas e a prática de artes marciais locais, como o Karatê. Esse exercício regular mantém seu corpo e mente saudáveis.                    

Em Okinawa, existe um forte senso de comunidade e conexões sociais. Os idosos permanecem ativamente envolvidos com suas famílias e comunidades, o que contribui para sua saúde mental e emocional. A cultura local enfatiza a importância de uma atitude positiva e de viver o momento. Isso ajuda a reduzir o estresse e promove uma vida mais longa e saudável. Práticas espirituais e de meditação, como o Budismo e o Shintoísmo, são comuns em Okinawa e ajudam a manter uma mente tranquila e focada.
 
Para os viajantes, visitar Okinawa oferece várias experiências de bem-estar : visitantes podem desfrutar da autêntica culinária de Okinawa, conhecida por seus ingredientes frescos e benefícios à saúde;  participar de aulas de Karatê ou outras artes marciais locais para experimentar um aspecto vital da cultura e do exercício físico de Okinawa; explorar templos, santuários e locais históricos para compreender melhor as práticas espirituais e culturais que influenciam o estilo de vida de Okinawa; aproveitar a natureza exuberante de Okinawa através de caminhadas e visitas a praias e parques nacionais, proporcionando uma forma de exercício e conexão com a natureza. E por fim, participar de workshops que ensinam sobre a dieta de Okinawa, práticas de meditação e outros aspectos da saúde e bem-estar.
 
Essas experiências oferecem aos viajantes uma visão única da cultura de Okinawa e uma oportunidade de incorporar aspectos de seu estilo de vida saudável em suas próprias vidas.

O turismo de bem-estar no Japão não é apenas uma oportunidade para a auto-renovação, mas também um compromisso com o respeito à cultura local e a sustentabilidade. Os visitantes são incentivados a se envolver com as comunidades locais de maneira consciente, enriquecendo assim sua experiência de viagem.
Com uma combinação perfeita de tradição, natureza e espiritualidade, o Japão oferece uma experiência de bem-estar inigualável. Em 2024, Quickly Travel convida os viajantes a mergulhar nessa jornada de descoberta e renovação, uma oportunidade para se reconectar com o próprio eu e experimentar a serenidade na terra do sol nascente.

Sobre a Quickly Travel 
 A Quickly Travel é um braço da JTB no Brasil, a maior destination management company do Japão. Liderada por Sergio Masaki e Mami Fumioka a Quickly Travel oferece uma variedade de serviços de viagens corporativas e a lazer, focando em experiências culturais autênticas.       

Sobre JTB Group
JTB é um dos  líderes globais em viagens de negócios, com uma rede de 161 locais em 81 cidades e 35 países e regiões. O grupo lidera consistentemente em inovação, utilizando as últimas tecnologias e criando experiências de viagem superiores personalizadas para empresas e seus empregados em todas as fases do processo de viagem global. 
Para mais informações:

Quickly Travel

(55 11) 2198-8588 | [email protected] 
Link


Comentários