Jeep interrompe queda abrupta nos EUA e prepara mudanças
SUVs ajudaram na recuperação segundo dados da empresa

O grupo Stellantis divulgou os resultados de vendas nos Estados Unidos em 2025, com desempenho misto entre suas principais marcas. No acumulado do ano, a Stellantis registrou 1.260.344 veículos vendidos no mercado norte-americano, queda de cerca de 3% em relação a 2024, apesar de um crescimento nas vendas no quarto trimestre.
O número pode ser ruim mas ele reflete o final de uma trajetória crescente de queda. Em 2024, RAM e Jeep recuaram 16% fruto de uma política equivocada de produtos e pouca renovação de alguns veículos.
Entre as marcas do grupo, a Jeep teve desempenho positivo, registrando crescimento de 1% nas vendas nos EUA em 2025 e mantendo relevância no portfólio da Stellantis, especialmente nos segmentos de SUVs e utilitários com modelos como o Wrangler e o Grand Cherokee. O fortalecimento da Jeep ocorre em um momento em que a marca também avança em eletrificação e renovação de produtos, incluindo plataformas híbridas e elétricas previstas para os próximos anos. Da mesma forma, reflete a saída de Carlos Tavares que deixou o comando da empresa no primeiro trimestre de 2025.
Em contrapartida, a Dodge — tradicional marca de desempenho do grupo — teve um ano negativo com poucos produtos renovados e a baixa aceitação de modelos como o Charger elétrico. As vendas nos Estados Unidos caíram cerca de 28%, com um total de 101.927 unidades comercializadas em 2025. Grande parte dessa queda foi causada pelo desempenho de modelos como o Hornet, que registrou forte retração, enquanto o Durango continuou respondendo por boa parte das vendas da marca.
A Stellantis, controladora de marcas como Jeep, Dodge, Fiat, Chrysler e Ram, vem passando por um período de reestruturação global, com ajustes na linha de produtos e investimentos em novas tecnologias para retomar crescimento em vários mercados.
Stellantis no Brasil
No Brasil, a Stellantis também manteve forte presença em 2025. Ao longo do ano, o grupo consolidou sua liderança em vendas no mercado nacional, amparado por marcas como Fiat e Jeep além da RAM especialmente com a Rampage.
A Jeep, em particular, foi um dos pilares dessa performance no Brasil, alcançando ao longo de 2025 recordes de vendas em vários meses, com destaque para modelos produzidos localmente, como o Compass, Renegade e Commander, que contribuíram para a relevância da marca no segmento de SUVs. No caso do Compass, o SUV médio retomou a liderança perdida para o Toyota Corolla Cross ao longo do ano, Commander se manteve líder entre SUvs de 7 lugares e o próprio Renegade voltou a crescer.


