Jequié: Ronda Maria da Penha realiza mais de 3 mil fiscalizações em dois anos
A Operação tem como objetivo principal acompanhar de perto os passos de agressores de mulheres

Foto: Divulgação/SSP
A Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), realizada pelo município de Jequié, no sudoeste da Bahia, informou que já realizou mais de 3 mil fiscalizações de medidas protetivas, desde a inauguração da unidade na cidade.
A Operação tem como objetivo principal acompanhar de perto os passos de agressores de mulheres para proteger ainda mais ainda as vítimas de violência. O número divulgado reflete na diminuição de casos de feminicídio na cidade.
De acordo com a prefeitura da cidade, em 2020, por exemplo, três casos foram registrados. Em 2021, o número foi reduzido para dois. Já em 2022, até o mês de abril, nenhum caso foi registrado.
A tenente Patrícia Oliveira é responsável por liderar as ações. unidade assiste 175 mulheres vítimas de todos os tipos de violência, agressões físicas, verbais, psicológicas e sexuais. A ronda também já realizou cerca de sete mil abordagens a pessoas.
“Alguns homens recebem o ordenamento, mas não acreditam que aquilo possa causar nenhum problema. Eles não sabem que, além de proteger a mulher vítima das agressões, nós também atuamos como uma unidade fiscalizadora, sempre reforçando que, caso ele descumpra aquele procedimento, ele pode ser conduzido e autuado”, relatou Patrícia.
Além disso, foi informado que a unidade conta com ações como o ‘Projeto Por Elas’, ‘Marias Empoderadas’, ‘Projeto Mãe Mulher’, voltados para a assistência e melhoria da autoestima da mulher.