• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Jerônimo entrega Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) em reunião com poderes na Bahia

Jerônimo entrega Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) em reunião com poderes na Bahia

Encontro busca alinhar repasses orçamentários com as necessidades reais dos órgãos

Por Da Redação
Às

Jerônimo entrega Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) em reunião com poderes na Bahia

Foto: Antonio Queiros/ GOVBA

Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (15) no Palácio de Ondina, o governador Jerônimo Rodrigues entregou simbolicamente o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). O encontro contou com a presença de representantes da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado, marcando um momento de alinhamento entre os poderes para garantir repasses orçamentários com base em suas necessidades reais e evitar ajustes ao longo do ano.

Jerônimo Rodrigues ressaltou que essa é a primeira vez que o projeto é entregue pelo próprio governador ao presidente da Assembleia Legislativa. Ele destacou o pacto estabelecido para acompanhar a execução orçamentária, respeitando a autonomia dos poderes e órgãos de controle, além de discutir pautas estratégicas para o estado da Bahia. O projeto será alinhado nos meses de maio, junho e julho, fortalecendo o diálogo entre os poderes.

De acordo com o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, a LDO 2024 estabelece a conexão entre o Plano Plurianual (2024-2027) e o Orçamento Anual (2024), indicando as prioridades da gestão estadual, em consonância com as condições econômicas e fiscais previstas para o próximo ano. Neste ano, os instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA) estão sendo elaborados simultaneamente, sob a coordenação da Seplan.

A LDO 2024 define a organização do orçamento para o próximo ano, regulando a elaboração do orçamento e revelando as prioridades do poder executivo e dos demais poderes, além das metas fiscais que indicam a capacidade e a saúde fiscal do estado.

Orçamento fiscal

Em relação à receita total projetada para o orçamento fiscal e da seguridade social de 2024, estima-se um valor de aproximadamente R$ 70 bilhões, sendo R$ 60 bilhões provenientes da receita do tesouro. Essas receitas podem ser revisadas e atualizadas quando o projeto de lei do Orçamento 2024 (PLOA 2024) for finalizado.

Uma novidade no projeto de lei encaminhado este ano é a mudança na metodologia para a formação das cotas orçamentárias dos órgãos, como o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública. A nova regra leva em consideração as despesas liquidadas custeadas com recursos das fontes Bahia 100 e 300 do exercício de 2022, atualizadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) esperado para 2023 e corrigidas pelo IPCA esperado para 2024

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário