Jogadores do Campeonato Inglês fazem protesto contra o racismo
Atletas de Aston Villa e Sheffield United se ajoelham no gramado

Foto: Carl Recine/Reuters
Os jogadores do Aston Villa e do Sheffield United, do Campeonato Inglês, fizeram uma manifestação em apoio ao movimento "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam), contra o racismo, antes do início da partida realizada nesta quarta-feira (17) pela 28ª rodada. Todos se ajoelharam no gramado do Villa Park.
Eles também vestiam camisas com a frase "Black Lives Matter" nas costas, no lugar dos nomes. A iniciativa faz parte da campanha da Premier League no combate ao racismo, que ganhou proporções globais com os protestos após a morte de George Floyd, um homem negro sufocado por um policial branco nos Estados Unidos.
A liga anunciou que os árbitros não vão punir com cartão amarelo nenhum jogador que se ajoelhar em forma de protesto antes ou durante as partidas da volta do Campeonato Inglês.
O Aston Villa também prestou um tributo ao pai do técnico Dean Smith, que era funcionário do clube e morreu neste ano, vítima de coronavírus. O jogo ficou marcado por uma polêmica daquelas. O Sheffield United reclama da não marcação de um gol contra o Aston Villa, em que o goleiro Nyland teria ultrapassado toda a linha com a bola nas mãos. Como a partida acabou 0 a 0, esse lance foi ainda mais significativo.