Jornal pró-democracia de Hong Kong fecha após prisão de seis jornalistas

Veiculo foi criado como um meio de comunicação sem fins lucrativos em dezembro de 2014

[Jornal pró-democracia de Hong Kong fecha após prisão de seis jornalistas]

FOTO: Reprodução/Twitter

O jornal digital Stand News, de Hong Kong, anunciou nesta quarta-feira (29), através das redes sociais, que vai encerrar as atividades. A decisão foi tomada após uma operação policial na redação e a detenção de vários funcionários e ex-funcionários. A ação é a mais recente ofensiva contra a imprensa local pelo governo pró-Pequim. Em um comunicado divulgado no Facebook, o Stand News informou que seu editor-chefe, Patrick Lam, pediu demissão e os demais funcionários foram demitidos.

"Devido à situação atual, o Stand News vai parar de operar imediatamente e deixará de atualizar seu site e redes sociais", afirma a mensagem. Na publicação, o jornal agradeceu os leitores e recordou que foi criado como um meio de comunicação sem fins lucrativos em dezembro de 2014 para "tomar uma posição por Hong Kong".

"O Stand News era editorialmente independente e se dedicava a proteger os valores centrais de Hong Kong, como a democracia, os direitos humanos, a liberdade, o Estado de direito e a justiça", afirma o comunicado. O Comitê pela Proteção dos Jornalistas denunciou um "ataque aberto à já esfarrapada liberdade de imprensa em Hong Kong".

Operação 

Mais de 200 policiais uniformizados e à paisana participaram nesta quarta (29) de uma operação na redação do jornal. Na ocasião, seis pessoas foram detidas e materiais jornalísticos foram apreendidos. Os policiais chegaram ao local com dezenas de grandes caixas de plástico para apreender computadores e documentos: funcionários que já estavam nos escritórios foram obrigados a abandonar o local e o prédio foi isolado.

A polícia informou ter tido autorização de um tribunal para "fazer buscas e apreensão de material que pudesse ser de interesse". O site independente de notícias online Stand News, o segundo meio de comunicação fechado em Hong Kong, de alguma forma preencheu o vazio criado na imprensa local pelo fechamento do grande jornal da oposição, o Apple Daily, em junho passado. O jornal pró-democracia Apple Daily encerrou as atividades em junho, quando teve os bens congelados. A repressão à imprensa local em Hong Kong, sede regional de várias publicações internacionais, aumentou depois dos grandes protestos pró-democracia de 2019.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!