Jornalista branca compara colega negro a gorila

Reportagem era sobre um zoológico

Por Da Redação
Ás

Jornalista branca compara colega negro a gorila

Jason Hackett, apresentador negro da emissora Koco 5, canal da cidade de Oklahoma City, nos Estados Unidos, foi comparado a um gorila por Alex Housden, sua colega de bancada. A agressão aconteceu durante a apresentação do telejornal da emissora.

 A matéria que estava sendo apresentada falava sobre um gorila do zoológico da cidade quando a apresentadora, branca e loira, fez o comentário:

"Ele é meio parecido com você." Hackett sorriu sem graça e comentou:

"É, parece um pouco mesmo."

Para variar, a discussão acabou nas redes sociais. O comentário da apresentadora foi visto como "desrespeitosa" e "chocante" e ela foi atacada até com sugestão de que deveria ser demitida.

Comentário como “Estou chocado com seu racismo” ou “Afrodescendentes merecem respeito” foram os mais amenos nas redes sociais.

Housden pediu desculpas a Hackett, que as aceitou prontamente, destacando que eles são amigos fora do ar.

"Estou aqui para me desculpar não apenas com o meu colega de trabalho, mas com toda a comunidade. Disse algo inapropriado e feri pessoas", declarou Alex, que teria chorado diante das câmeras. - lágrimas que foram chamadas "de crocodilo" por alguns telespectadores.

O apresentador fez questão de ressaltar que o comentário da colega "o feriu profundamente e feriu também boa parte da comunidade".

"Quero que este seja um momento de aprendizado. A lição aqui é que as palavras importam, não há dúvida sobre isso. Somos um país mais diversificado e não há desculpas para este tipo de fala. Temos que entender os estereótipos. Temos que entender as origens do outro e as palavras que fazem o outro sofrer. Temos que encontrar uma maneira de substituir essas palavras grosseiras por amor e palavras de afirmação também", afirmou a apresentadora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário