Jornalista que registrou gesto obsceno de Moraes é demitido

Ex-veículo do fotógrafo Alex Silva afirma que desligamento não tem ligação com fato registrado pelo profissional

Por Da Redação
Às

Jornalista que registrou gesto obsceno de Moraes é demitido

Foto: Reprodução/GloboNews

O jornalista Alex Silva, responsável por registrar a foto de um gesto obsceno do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi demitido do jornal O Estado de S. Paulo, empresa do Grupo Estado. Segundo o veículo, o desligamento do fotógrafo não tem ligação com o fato registrado pelo profissional.

Em jogo do Corinthians horas após ser sancionado com lei Magnitsky, Alexandre de Moraes mostra dedo do meio após provocação de torcedor

"O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos", disse O Estado de S. Paulo.

A imagem foi capturada no dia 30 de julho, na Neo Química Arena, durante o clássico entre o Corinthians e o Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Moraes, torcedor corintiano, estava no camarote do estádio, quando gesticulou com o dedo médio em direção ao campo.

O flagrante ocorreu na primeira aparição do ministro do Supremo após Moraes receber sanções do governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. A medida visa punir autoridades internacionais acusadas de violação aos direitos humanos. Dentre as sanções impostas estão o bloqueio de bens e contas nos EUA e a proibição de entrada no país.

'Pena de morte financeira': o que significa o uso da Lei Magnitsky contra Moraes?

Confira abaixo a nota do jornal O Estado de S. Paulo:

O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.

Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos, inclusive para a CNN.

O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário