Jovens de até 24 anos veem 7 vezes menos TV aberta do que idosos, diz estudo
Plataformas como YouTube, Netflix e Tik Tok estão tomando o lugar da TV aberta

Foto: Reprodução/Pixabay
Um estudo estadunidense feito por uma empresa de análise de mercado mostra que adultos passarão mais tempo assistindo a vídeos online do que televisão em 2023. Segundo o levantamento, o motivo é que plataformas como YouTube, Netflix e Tik Tok estão tomando o lugar da TV aberta.
Gabriela Borges, coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e professora da Universidade do Algarve, confirma essa tendência. "Os dados apontados pela pesquisa dos Estados Unidos não me surpreendem, porque na verdade mostram uma certa tendência mundial no crescimento do consumo, principalmente de imagens ou de vídeos – de produção audiovisual de um modo geral", disse.
Ela citou ainda uma pesquisa da Ofcom, divulgada no ano passado. O levantamento mostra que jovens entre 16 e 24 anos assistem quase sete vezes menos televisão do que pessoas com 65 anos ou mais, passando menos de uma hora em frente à TV. "Eu acho que esse dado também é importante porque os jovens já não assistem a televisão, mas eles migram e assistem conteúdo audiovisual nas plataformas de streaming ou conteúdos on demand e em vídeos de redes sociais”, afirmou. Na opinião de Gabriela, a tendência é para um consumo cada vez maior das redes sociais nos próximos anos.