Juiz admite ter prejudicado Robson Conceição em disputa pelo cinturão

Em documento, Stephen Blea afirma que 'se deixou levar pela torcida'

[Juiz admite ter prejudicado Robson Conceição em disputa pelo cinturão]

FOTO: Getty Images

Após perder a chance de conquistar o cinturão dos superpenas do Conselho Mundial de Boxe, Robson Conceição tem um forte motivo para formalizar protesto junto à WBC. Isso porque o juiz Stephen Blea, um dos jurados da luta entre Oscar Valdez e Robson Conceição, admitiu na segunda-feira (13) que errou ao marcar resultado de 117 a 110 para o mexicano, em duelo realizado nos Estados Unidos na última sexta-feira (10). Na ocasião, a decisão do juiz manteve o cinturão em posse de Valdez.  

Desde a conclusão da luta, o brasileiro vinha reclamando que o resultado não condiz com a realidade e usa como um dos argumentos os pontos dados por Blea. O juiz considerou que Robson Conceição venceu somente três rounds de 12 rounds, quando ele foi superior, no mínimo, em cinco. Os outros dois juízes marcaram 115 a 112 para Valdez, que lutou na mesma região onde foi criado, em Tucson, no Arizona.

Em carta enviada ao Conselho Mundial de Boxe e reproduzida em diversos veículos de imprensa dos Estados Unidos e do México, Blea reconhece o erro. "Já vi a luta e analisei bem o meu desempenho. Minha pontuação de 117-110 não é exata e não representa as ações no ringue", afirmou.

No documento, o juiz afirmou que em dois rounds muito parelhos, em que deveria ter marcado 10 a 10 (empate), uma vez que não havia vencedor claro, ele deu a vitória para Valdez (10 a 9) por entender que o campeão tem o benefício da dúvida em situações assim. A prática é comum no boxe profissional, ainda que não faça parte das regras. 

Além disso, Blea explicou que tinha a visão encoberta de parte da luta e, sem conseguir enxergar o que acontecia, se deixou levar pela reação da torcida, toda ela de Valdez, que afinal lutava em casa. "Não conseguia ver alguns golpes conectados de [Robson] Conceição, aos quais havia nenhuma reação da torcida, ao contrário de quando Valdez acertou socos", disse.

Para a equipe de Conceição, a organização deve promover uma nova luta entre os dois atletas ou elevar o nome do lutador baiano ao posto número 1 do ranking da categoria, o que o tornaria o desafiante imediato de Valdez. Nas redes sociais, Robson Conceição fez uma publicação e marcou o próprio Valdez. Na post, ele citou o resultado polêmico do confronto e também pontuou a testagem positiva do mexicano para o uso de "fermentina", substância proibida que facilita o emagrecimento.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Idoso morto em banco no Rio já foi militar do Exército e motorista, mas sobrevivia de 'bicos' ]

Segundo a família, do ano passado para cá Paulo precisou ser internado diversas vezes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!