/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Juiz deixa de analisar solicitação da DPU sobre divulgação de dados do coronavírus até as 19h

Notícias
Brasil

Juiz deixa de analisar solicitação da DPU sobre divulgação de dados do coronavírus até as 19h

Magistrado afirmou que pedido do órgão não integra a competência do plantão judiciário

Por Da Redação
Juiz deixa de analisar solicitação da DPU sobre divulgação de dados do coronavírus até as 19h
Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

O juiz federal Nilson Martins Lopes Jr., plantonista em São Paulo, deixou de analisar ação em que a Defensoria Pública da União solicita que o Ministério da Saúde libere os dados relacionados a doença até, no máximo, as 19h.

Segundo o juiz, a solicitação do órgão não integra a competência do plantão judiciário, que deve ser voltado para análise de pedidos de Habeas Corpus e mandados de segurança, assim como das medidas urgentes, cíveis ou criminais, da competência dos Juizados Especiais.

Através da decisão, expedida no último domingo (7), o magistrado determinou a remessa dos autos à origem e solicitou para ocorrer a indicação de urgência para análise da matéria na 5ª Vara Cível Federal de São Paulo. A ação civil pública foi protocolada em abril contra a União, o Estado de São Paulo e município de SP, quando a DPU solicita coleta e divulgação adequada dos dados relacionados à pandemia.

Contudo, mais de um mês depois, a defensoria entrou com pedido de liminar, no último sábado (6), afirmando que a divulgação tarde dos dados diários relacionados ao novo coronavírus reduz a eficácia do amplo acesso à informação para a população, por inviabilizar a inserção nos noticiários.

Segundo o órgão, desde a última semana, a pasta da saúde divulga os dados em torno das 22h, enquanto no início da pandemia, as informações eram liberadas ao final da tarde. Ainda de acordo com a DPU, o Governo Federal tem realizado tentativas de manipulação das informações relacionadas a pandemia do novo coronavírus no país.

Confira a decisão completa do juiz ao clicar aqui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102